Beleza

A minha pele sensível e o meu eczema: produtos favoritos

Desde muito cedo que sou seguida por dermatologistas por ter uma pele muito sensível, reativa e um pouco “complicada”. Por volta dos 12 anos, surgiu-me eczema. Muita gente não faz ideia do que seja, mas é talvez dos problemas de pele mais comuns no nosso país, sendo que há pessoas que nem sabem que o têm. Se quiseres saber o que é, vê aqui. No meu caso, praticamente todos os anos – e principalmente nas estações quentes – surgem manchas em várias partes do corpo e com elas vem a comichão. Muita comichão.

A minha rotina de cuidados de pele teve de mudar bastante a partir do momento em que soube o que tinha na pele. Tive de comprar alguns produtos (sendo que a maior parte deles não resultou em absolutamente nada) porque percebi que a minha pele tinha algumas complicações e requeria produtos adequados. O eczema não tem “cura”, apenas se consegue controlar. Felizmente, e com o passar dos anos e com o aumento da experiência, há cerca de 3 anos que o meu eczema está controlado e sei quais são os produtos que fazem bem – e também os que fazem mal, ou os que não fazem nada.

E hoje trago os meus produtos favoritos, tanto para a minha pele (muito) sensível, como para o eczema.

1 – Água Micelar da Uriage. Em comparação com muitas das águas micelares que experimentei, esta foi a minha favorita porque é super suave, não irrita a pele e os olhos, e não tem qualquer cheiro. Limpa e retira a maquilhagem na perfeição, enquanto que acalma a pele e evita que ela fique seca após a retirada da maquilhagem.

2 – Bioderma Hydrabio. Este tem sido o meu creme diário para a minha pele sensível. Contém proteção solar e pode funcionar também como primer de maquilhagem. Apesar de demorar algum tempo a ser absorvido pela minha pele, gosto muito da fórmula.

3 – Avène Hydrance Optimale. Este produto costumo alternar, por vezes, com o produto acima. Quando o utilizo, é maioritariamente de manhã e também é um dos meus favoritos porque ajuda a acalmar a minha pele quando está no estado máximo de sensibilidade.

4 – Protetor Solar SPF 50+ da Àvene. Na altura da compra deste protetor solar, e após muita pesquisa (sim, sou dessas que antes de comprar um produto, faz estudo de campo) vim a descobrir que toda a gama laranja de protetores solares da Àvene era indicada para peles sensíveis e fiquei-me por este. Até hoje. Como uso protetor solar todos os dias e todo o ano, gasto-o num instante. E depois? Volto a comprar.

5 – Água Termal da Àvene. Esta água termal é dos produtos mais conhecidos da marca. Para o meu tipo/estado de pele, uma água termal é uma grande ajuda pois auxilia na revitalização das nossas células e possui funções calmantes e cicatrizantes, e esta, em específico, é indicada para peles com eczema.

6 – Bálsamo Labial Carmex. Conhecido como o hidratante labial mais famoso do mundo, tem sido o meu must-have desde o ano passado. Tenho muitas vezes os lábios secos, e agora com a moda dos batons matte – à qual também me rendi -, a hidratação tem de ser mais frequente. Com o Carmex noto que os meus lábios ficam muito macios e hidratados e até agora não precisei de experimentar mais nenhum.

7 – Bepanthene Eczema. Este creme surgiu na substituição de um outro que tenho, que é bastante conhecido pelas pessoas que têm eczema (Advantan) pois não possui cortisona, contrariamente ao Advantan. Recentemente comprei este Bepanthene e, até agora, tem aliviado nas alturas em que é realmente preciso e tem feito o que promete. Vamos ver…

8 – Bálsamo Lábios/Nariz Neutrogena. Tal como o Carmex, funciona muito bem, contrariamente ao bálsamo em stick (também da Neutrogena) que não resultou comigo. Costumo utilizar este maioritariamente no Inverno e garante hidratação por muito tempo.

9 – Esfoliante Corporal da Àvene. Com a importância da esfoliação, tive a necessidade de adquirir um esfoliante corporal adequado à condição da minha pele. Este da Àvene é ideal para peles sensíveis e deixa sempre a minha pele muito macia. Dura muito tempo! Não há como não gostar dele.

10 – Leite Desmaquilhante da Barral. Por fim, falo-vos deste desmaquilhante da Barral. Já há bastante tempo que deixei de me desmaquilhar com toalhitas. Além de não serem recomendadas para nenhum tipo de pele, pois desidratam-na MUITO, não retiram a maquilhagem corretamente. Este, além de ser produto nacional (yeah!), é formulado com óleos naturais, não contém sabão e desmaquilha e hidrata ao mesmo tempo. De vez em quando, gosto de alternar com a Água Micelar da Àvene (que referi no primeiro ponto).

ghnjm

(Visited 138 times, 1 visits today)