Beleza,  Dicas

Queda de cabelo… e agora?!

Outono é sinónimo de queda de cabelo. Mil e um cabelos no chão da casa de banho, no chão do quarto, nas camisolas de malha, nas calças do pijama… é sinónimo de cabelos everywhere! Já não é novidade para nenhuma de nós. Há até quem fique assustada por ver tanto cabelo a cair de um momento para o outro. Mas não há razões para entrar em pânico, meninas! É a lei da natureza. A renovação capilar faz-nos perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas saibam que, por cada fio que cai, outro vai nascer no lugar dele. Por isso calma, não vamos ficar carecas… pelo menos para já!

Com isto em mente, a única coisa que podemos fazer por agora é adotar algumas medidas preventivas, que não anulam, mas ajudam a combater a perda acentuada de cabelo. Eis algumas delas:

1# Evitar penteados apertados

Os coques e os rabo-de-cavalo bem altos no cimo da cabeça exercem alguma pressão e enfraquecem o nosso cabelo. É recomendável evitar este tipo de penteados ou utilizar elásticos que sejam bem leves e que não exerçam pressão sobre os fios. Dormir de cabelo molhado é também um grande erro por parte de quem quer evitar a queda.

2# Utilizar produtos específicos

Nesta época, não só devido à tendência para a queda de cabelo, é importante termos em casa produtos capilares com fórmulas mais fortificantes e reparadoras. Apostar em shampôs anti-queda, ampolas para colocar no couro cabeludo, máscaras reparadoras, etc. Irão fortalecer os fios, dando-lhes força e textura para que tenham menos tendência para enfraquecer e cair.

3#… e naturais!

Ainda na onda dos produtos – que têm uma extrema importância na saúde do nosso cabelo -, o ideal é mesmo utilizar produtos naturais. Eliminar os sulfatos, os silicones e os parabenos, preferindo produtos mais leves e sem químicos.. As ofertas começam a ser cada vez maiores, como é o caso dos shampôs micelares.

4# Ter uma alimentação adequada

A alimentação conta (e muito!) no que toca à saúde do nosso cabelo! Contra mim falo, pois enquanto escrevo isto, estou a comer um Ferrero Rocher, mas prosseguindo… É importante comermos os alimentos certos  e ter uma dieta rica em legumes, carnes magras, peixe, fruta, entre outros. Isto vai ajudar a obter os nutrientes que precisamos para um cabelo saudável, brilhante e forte. O ferro, o zinco, a vitamina B12 e as proteínas são fontes de riqueza para o nosso cabelo.

5# Não abusar da temperatura!

Nada melhor do que sair de casa com o cabelo esticadinho ou encaracoladinho, certo?! Pois, mas estes são hábitos que devem ser realizados com moderação, de forma a agredir os fios capilares o menos possível. Qualquer que seja a fonte de calor já acaba por danificar o cabelo, tornando-o quebradiço e, por sua vez, fazendo com que ele tenha mais tendência em partir e cair. É importante ter em atenção as temperaturas em que utilizamos os modeladores e ferros de alisar, de forma a não queimarmos o nosso cabelo.

6# Óleos essenciais

A utilização da óleos e protetores térmicos é indispensável para quem utiliza qualquer tipo de fonte de calor no cabelo. Antes da utilização, convém colocar protetor de calor no cabelo de forma a criar uma “barreira” entre o mesmo e o calor a que vai ser sujeito. No fim, deve humedecer-se o comprimento do cabelo com algum óleo essencial que seja capaz de nutrir e regenerar o fio capilar. Estes hidratam, regeneram e nutrem o cabelo.

Afinal, ainda há imensa coisa que podemos fazer (ou não fazer) para diminuir a queda de cabelo sazonal. A mudança de alguns dos nossos hábitos, rotina de cuidados e alimentação são suficientes para podermos escovar o cabelo sem ficar com a escova coberta de cabelos!

(Visited 103 times, 1 visits today)