Beleza,  Dicas,  Maquilhagem

Tudo sobre Pincéis de Maquilhagem

O post de hoje é uma continuidade de toda uma espécie de ABC da Maquilhagem que iniciei aqui no blog com este post. Hoje falo de pincéis porque, fazendo eles parte do gigante mundo da maquilhagem, não poderia deixá-los de parte. Na maior parte das vezes, eles acabam por ser menosprezados porque são encarados como sendo caros e, por algumas pessoas, como dispensáveis. Mas pelo contrário, eles são mesmo indispensáveis.

Costuma-se dizer que são os pincéis que fazem a maquilhagem. A utilização de pincéis inadequados pode mudar MUITO (para pior, claro) uma maquilhagem. Cada pincel exerce uma função específica e tudo vai depender do seu formato e tipo de cerda (estas podem ser sintéticas, naturais ou óticas), e é necessário sabermos a função de cada um deles para não errarmos na hora de os comprar e de os utilizar.

Pincéis de Rosto

Pincel de Base: para aplicar a base, normalmente, pode utilizar-se um destes dois de pincéis: aquele que é conhecido como “língua de gato” (formato achatado e ponta arredondada), ou o “duo fiber” (na imagem). Na minha opinião e preferência, o duo fiber é sem dúvida a melhor opção e é aquele que utilizo. As fibras brancas espalham o produto pelo rosto, enquanto que as fibras pretas ajudam a esfumar melhor.

Pincel de Corretor: o ideal é ser em “língua de gato” (como os da imagem) e preferencialmente de um tamanho mais pequeno porque, geralmente, possuem cerdas mais firmes e permite-nos uma melhor aplicação em zonas que, provavelmente, um pincel maior poderia não conseguir alcançar.

Pincel de Pó: este tipo de pincel é fácil de identificar porque, geralmente, tem um aspeto gordinho e fofinho (eheh). Servem tanto para os pós compactos como para os pós soltos, e permitem espalhar os produtos em pó de uma forma muito leve e controlada.

Pincel de Blush: também de fácil identificação, e pode servir tanto para aplicar o blush como o bronzer. Possui um formato chanfrado e, devido a isso mesmo, consegue depositar o pó no rosto de uma forma muito natural. Curiosamente, os de cerdas naturais ajudam a deslizar o blush com mais naturalidade.

Pincéis de Olhos e Lábios

Pincel de Sombra: as opções de pincéis de sombra nas lojas são intermináveis! É uma questão de experimentar, e de ter em conta o formato e tamanho do vosso olho. Convém serem de um formato pequeno e achatado pois têm a função de aplicar o produto na pálpebra.

Pincel de Esfumar: este é, possivelmente, o pincel mais importante dos olhos. Sem a utilização dele, dificilmente se consegue um aspeto harmonioso e bonito na maquilhagem de olhos. Esbate as linhas mais marcadas, e é maioritariamente utilizado no côncavo.

Pincel Chanfrado: pode ser utilizado para vários fins. Tanto serve para o preenchimento de sobrancelhas como para o eyeliner (quando é de um tamanho mais pequeno). Pessoalmente, utilizo-o apenas para preencher as sobrancelhas.

Pincel de Eyelinerdevido ao seu formato angular e pequeno (em relação ao chanfrado), permite uma melhor precisão na hora de fazer o eyeliner.

Pincel de Lábios: este pincel é um pouco desnecessário para aquelas que apenas se maquilham a si próprias. Porém, auxilia na aplicação de cores mais “difíceis” de batom – como o vermelho, tons de vinho, etc -, define o contorno dos lábios e preenche-os de uma forma mais natural.

Preciso mesmo destes pincéis todos?

Como é óbvio, a escolha dos pincéis a comprar depende de pessoa para pessoa e da necessidade de cada um. Para quem utiliza apenas base, pó e eyeliner, não precisará de ter um pincel de lábios, por exemplo. Para aquelas que apenas costumam utilizar sombras apenas em ocasiões especiais, podem perfeitamente adquirir somente o pincel de esfumar para poder dar um acabamento mais harmonioso à maquilhagem dos olhos – até porque muitas paletas já incluem o “pincel esponja” no interior, que pode servir do pincel de sombra normal.

Onde posso comprar os pincéis de maquilhagem? Compro um kit ou pincéis individuais?

A compra dos pincéis de maquilhagem é apenas uma questão de saberem quais são os vossos essenciais – aqueles que realmente precisam e fazem falta para a vossa maquilhagem diária. Na minha opinião, as melhores marcas de pincéis são a MAC, a Sigma e a Zoeva. Numa vertente mais barata, a Sephora e a Real Techniques têm também uma ótima qualidade nos seus pincéis. As três primeiras marcas são mais caras, sim. Mas garanto que, com uma boa utilização e uma limpeza cuidada, duram uma vida inteira! Relativamente à dúvida acerca do que comprar (kit ou individuais), a escolha varia consoante a utilização que lhes vão dar, e quanto dinheiro estão dispostas a gastar. Se não quiserem gastar muito na compra dos pincéis todos, aconselho que apenas invistam mais naqueles pincéis que vão utilizar todos os dias.

Deixo aqui algumas sugestões de marcas que adoro e que valem todo o investimento. Com os pincéis certos, temos tudo para conseguir um resultado de maquilhagem perfeito!

(Visited 259 times, 1 visits today)